terça-feira, 28 de abril de 2015

FÉ E CRENÇA: Qual é a diferença?

Texto adaptado por Marcos Peter Soares


A Bíblia afirma: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremessem." (Tiago 2.19)



QUAL A DIFERENÇA DE FÉ E CRER? - Sim, muitas pessoas fazem confusão, mas as duas coisas são distintas, ter fé é uma coisa, crer é outra absolutamente diferente. Para explicar isso, quero dizer um pouco mais sobre o que é crer.

Muitos cristãos reproduzem todos os dias as seguintes frases: eu creio em Deus! Eu tenho fé em Jesus. Dentro do universo das religiões o equívoco entre os significados é quase unânime. As pessoas usam os dois vocábulos como sinônimos e destarte, cometem erros grosseiros que deturpam a mensagem de Jesus. Em nenhuma das línguas neolatinas, pode-se encontrar verbo, derivado do substantivo do latim fides, desta maneira, usam-se o verbo crer que abriga sentido superficial e minimalista dentro do conceito cristão.

A palavra fé vem de fides que em sua gênese carrega o sentido de harmonia, sintonia e consonância. Dizer que tem fé é o mesmo que ter ou estar em sintonia com o Espirito divino. Para que eu tenha fé é necessário estar em consenso aos dizeres e práticas de Jesus, uma vez que posso não ter fé, não me portar como um verdadeiro cristão e ainda assim crer.
No episódio do oficial romano narrado pelo evangelista Mateus em Cafarnaum, que tinha um servo doente e foi pedir ajuda a Jesus, se pode observar bem a questão em foco, uma vez que o oficial não pede que Jesus se dirija a sua casa. Ele tinha fé que Jesus ajudaria apenas com suas palavras, mesmo a distância. Por isso, o próprio Jesus diz: “Não encontrei tão grande fé, nem mesmo em Israel”. 
Ao contrário de crer, que é apenas acreditar; não implica necessariamente, pertencer, ter o mesmo lugar. Muitas pessoas que se dizem cristãs e falam que têm fé estão mais para acreditar do que ter fé em suas práticas ou pseudo-práticas cristãs. A conhecida e repetida frase até por Padres e Pastores, “quem crer será salvo; quem não crer será condenado” é um belo exemplo da distorção de sentido que lhe é costumeiramente atribuída. Crer é apenas em alguns casos, um ato de boa vontade, não implica aderir ao objeto ou a pessoa pela qual se crer.
Uma pessoa que está verdadeiramente ligada a Jesus, não significa que não irá sofrer por problemas das mais diversas naturezas; significa ao contrário, que os terá, mais irá vencê-los, porque tem fé que Jesus estará do seu lado. Precisamos entender que a verdadeira comunhão com Deus se dá em espírito e verdade e a fé, através da oração, é a nossa porta de entrada para estarmos juntos ao Criador.
Quando um pregador ou pastor está pregando, você pode crer na mensagem, você acredita em tudo que ele está ensinando. Você acredita que Deus realmente fez tudo aquilo que o pastor ou pregador está ensinando ali naquela Mensagem, porém, não basta crer, você precisa por em prática, e a prática é a parte executiva do crer, que se torna fé.

Quando Deus pediu à Abraão para sacrificar seu filho Isaque, Abraão creu que Deus poderia até ressuscitar seu filho, porém, ele só mostrou que acreditava quando executou aquilo que ele acreditava. Existem muitas pessoas que apenas creem, mais ainda não tem fé. A pessoa acredita em tudo que é pregado, mas ela vive se excluindo de viver os resultados que a Palavra de Deus pode proporcionar na sua vida.

O QUE É TER FÉ? - A fé é parte executiva de crer, quando você é ensinado que através do dízimo e oferta Deus age e multiplica tudo o que você tem, você crê, porém, só terá a convicção de fé disso quando colocar este ensinamento em prática.


Quando a pessoa ouve a Palavra e acredita em tudo porém não pratica, esta pessoa crê, mas não tem fé para obedecer. É aquela pessoa que sabe que tem que se batizar - já era para ela ter se batizado à muito tempo -, porém mesmo sabendo, ela vive dando desculpas, a pessoa crê, porém não tem fé para executar.

Tiago em sua carta simplesmente nos mostra a real diferença entre crer e ter fé, porque até os demônios creem em Deus, mas eles obedecem a Palavra de Deus? Esta é a diferença!
"Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremessem." (Tiago 2.19)

Veja esse breve estudo bíblico abaixo sobe a diferença entre ter fé e apenas acreditar: 

O que é fé? – Hebreus 11.1

A fé salvadora é confirmada por boas obras, “não anda sozinha” – Tiago 2.14-17

Pelas obras é que conhecemos a verdadeira fé – Mateus 7.15-20, Lucas 6.33-36 e 2 Tessalonicenses 1.3

Observe diferenças entre crer (acreditar) e fé:

1) Crer é apenas dar crédito a um fato, sem se comprometer com ele – Tiago 2.19

2) Crer não significa ter fé salvadora – Mateus 7.21-23

3) Fé é uma firme decisão de seguir a Cristo, e arcar com as consequências desta decisão (dia a dia) – Mateus 16.24 – “Fé é compromisso com Deus”

Porque a fé é tão importante? Veja, Romanos 5.1, Efésios 6.16, Hebreus 11.6, Tiago 5.15, 1 João 5.4.

A fé precisa crescer? Efésios 4.13-15, 2 Pedro 1.5-8, Tiago 2.22

A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus – Romanos 10.17

Porque a Palavra de Deus é tão importante para o crescimento da fé?

- Porque contém promessas de Deus para nós

- Porque nos ensina a Verdade e o Amor – 2 Timóteo 3.16-17

- Porque nos aproxima de Deus e gera bênçãos a nós e aos que estão em volta de nós – Efésios 2.8

O SEGREDO É COLOCAR A FÉ EM PRÁTICA - Não adianta a pessoa obesa acreditar que emagreceria se fizesse uma academia, melhorasse na alimentação e cortasse gorduras e não colocar em prática. Acreditar que tudo isso seria bom não adianta. Infelizmente existem muitas pessoas que não vivem as promessas de Deus porque acreditam, mas não tem fé.

Adaptado dos textos de: http://jesushojeja.blogspot.com.br/2013/02/fe-e-crer-qual-e-diferenca.html / http://www.abiblia.org/ver.php?id=3100#.VT-FwfnF8cA e http://www.ebdonline.com.br/estudos/fecrenca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.