sábado, 16 de maio de 2015

Adulterei, mas, mudei. Ainda devo pedir disciplina da igreja?







>>> [ Acesse nossa Web Rádio no novo Blog aqui: www.gracaesalvacao.com/ ] <<<




Gostaria de saber o seguinte. Uma pessoa cristã casada, cometeu adultério, quebrou o sétimo mandamento, mas ninguém ficou sabendo. O pecado foi confessado e deixado, e foi pedido completo perdão a DEUS e houve mudança. Mesmo assim esta pessoa deve pedir disciplina ou exclusão da igreja? CD

Resposta complementada por Marcos Peter

Esta pergunta é delicada. Na resposta vou usar a primeira pessoa, independentemente de quem tenha cometido este pecado. Fica mais fácil responder imaginando que estou conversando com a pessoa envolvida.

Quero lhe animar a olhar para Jesus como nosso sumo sacerdote. Ele ainda está no Santuário Celestial como advogado justo e misericordioso intercedendo por nós pecadores. Se uma pessoa pecou, e se arrependeu sinceramente, já recebeu o perdão do Pai mediante a intercessão de Jesus e deve viver a altura do perdão. Isso se chama justificação. Ela não deve continuar na prática do pecado, isso se chama santificação. Lembre-se da mulher pecadora. Jesus lhe disse: "vá e não peques mais".
[Se você se arrependeu, e pelo que afirma esse parece ser o caso, o verdadeiro arrependimento deve ser seguido de confissão e abandono do pecado. Isso é buscar viver debaixo da graça de Deus uma nova vida. Se uma confissão perante a igreja se faz necessária? Se o fato foi público e notório entre os irmãos e a comunidade, se faz notória confissão pública por ter havido escândalo público.

Com certeza é dever da igreja manifestar uma atitude de correção disciplinar espiritual também pública perante a igreja. Não para lhe menosprezar ou lhe afastar da comunidade, mas, para zelar pelo corpo de Cristo e Sua causa. O cumprimento de disciplina eclesiástica não é para você somar pontos para a salvação, mas, para ajudá-lo a evitar escândalos para a igreja (corpo de Cristo) e contribuir no seu amadurecimento e crescimento cristãos.

A quebra do sétimo mandamento é algo sério, e se a pessoa vive nessa prática do adultério sem arrependimento e confissão ela não deve permanecer com uma vida dupla. Veja o que dizem esses comentários da serva do Senhor: "Aqueles que transgridem o sétimo mandamento devem ser suspensos da igreja, não devendo desfrutar da comunhão da mesma nem dos privilégios da casa de Deus". TCS pg. 248 / "Isso tem exercido uma tremenda e corruptora influência sobre os jovens. Eles observam quão levianamente se considera a transgressão do sétimo mandamento, e aquele que comete este pecado horrível pensa que tudo que tem a fazer é confessar o erro e sentir-se triste, e então voltar a desfrutar de todos os privilégios da casa de Deus e ser mantido na comunhão da igreja". TCS pg. 248. Como dissemos, é necessário arrependimento, confissão a Deus e abandono do pecado.]
“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Romanos 8:34 RA) 
“o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,” (Gálatas 1:4 RA) “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (1 Pedro 2:24 RA) “e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” (1 João 2:2 RA)

Se ninguém ficou sabendo não há necessidade de confissão pública. Nesse caso, provavelmente não haverá benefício em contar à toda igreja. Mas deve falar com teu pastor e pedir para se afastar de responsabilidades à frente da igreja. Se você tem cargos na igreja deve depor todos os cargos. Há casos em que pessoas pedem um rebatismo ao pastor.  Se você sentir grande necessidade de renovar seus votos com Cristo seria importante conversar com teu pastor e orar pedindo a direção de Deus.

Quanto a contar para a esposa, o mesmo raciocínio se aplica. Ela provavelmente já saiba que você não está muito apegado à ela. Pois as mulheres tem muita sensibilidade. Mas existe uma diferença em ter uma dúvida de algo e saber por meio de palavras claras e diretas. Muitas esposas não suportam saber este tipo de informação. Ocorre uma ferida nos sentimentos que pode nunca mais cicatrizar.
Não estou recomendando você a mentir. Mas apenas a seguir o caminho que trará conseqüências menos desastrosas.

E se sua esposa lhe perguntar a respeito? Talvez você possa dizer o seguinte:
“Querida, eu amo você mais do que tudo nesta vida. Quero viver ao seu lado e fazer você feliz. Mas deixei de honrar você algumas vezes em pensamento e ação. Não gostaria de entrar em detalhes. Mas quero que saiba que quero ser mais puro em meus pensamentos. E quero ser um melhor esposo para você.”

Se você tem algum cargo na igreja recomendo fortemente que você entregue seus cargos. Será uma auto-disciplina. Como disse antes, as vezes, a pessoa sente o desejo de ser batizada novamente. Ore e busque a direção de Deus. Se o Espírito Santo o guiar a falar com teu pastor, faça-o. Caso não, no futuro, se o pecado for descoberto e tornado público, você pode mencionar perante o pastor ou a comissão da igreja que você voluntariamente se afastou dos cargos por reconhecer a gravidade do que praticou. [Depois de um certo tempo de disciplina eclesiástica], você poderá voltar aos cargos. Durante este tempo reconheça a importância da santidade e da consagração pessoal.
Se alguém lhe perguntar porque está deixando os cargos, você pode dizer: "sinto que preciso orar mais e ler mais a Bíblia. Preciso de um tempo especial com Deus, depois retornarei aos cargos. Não entre em detalhes. Ninguém precisa saber de sua vida, a não ser Deus".

Se algum dia sua esposa vier a saber do ocorrido, não minta à ela. Apenas diga que não falou nada para poupá-la do sofrimento. Ao contar não mencione detalhes. Pois quanto mais detalhes, mais machuca, e mais difícil é esquecer.

Se lembre que mesmo caindo você é uma pessoa amada e escolhida por Deus para a salvação. Enquanto a porta da graça está aberta você tem chance de se arrepender e começar nova vida espiritual. [O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13] “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,” (Apocalipse 1:5 RA)

Nota do Graça e Salvação: [Se ainda assim você sentir que alguém foi muito afetado, e que por isso você deve pedir a disciplina ou mesmo o desligamento do rol de membros da igreja para depois de um tempo solicitar o rebatismo, para evitar escândalos, crendo que isto lhe é importante no seu processo de santificação e que isto lhe trará paz psicológica e espiritual, sinta-se livre para seguir nessa direção ao lado de Deus. Ore muito sobre isso. No poder da graça você poderá levantar e pelo poder da graça sentirá repulsa pelo pecado e terá força para uma nova caminhada. Você também deve considerar se o ato de não pedir disciplina poderá acarretar o escândalo de algum irmão de fé no futuro. A Bíblia diz que devemos evitar escândalos. Antes de mais nada busque viver debaixo da vontade de Deus, honrando e glorificando a Ele através de uma nova vida em Cristo. "E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais". João 8:11]
Que Deus lhe abençoe! Graça, paz e maranata!

5 comentários:

  1. Depois que me batizei cometi adultério por várias vezes. Pensei em rebatismo e achava que não seria mais salvo. Porém quando me lembrei da história da mulher adúltera percebi que Jesus me ama e me perdoa. Hoje luto diariamente contra mim mesmo é não escondo nada de Deus. Confesso todos os meus erros e sigo em frente!!! MARANATA!!

    ResponderExcluir
  2. Adulterei e me divorciei do meu marido e fiquei 10 anos vivendo no pecado mas me arrependi e hoje não estou mais neste pecado mas meu ex marido quer reatar nosso casamento se eu me casar novamente com meu ex marido estarei em pecado?estou arrependida do que fiz

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela mensagem desse artigo. Estou nessa luta a mais de 5 anos, porque no meio do adultério surgiu um filho. Sinto que estou a ficar cada vez mais distante de Deus e fraco espiritualmente. Preciso de muita ajuda para sair desta situação, pois, eu decidi amar a minha esposa com a qual tenho dois filhos.

    ResponderExcluir
  4. boa noite meu caso foi bem parecido eu adultérei e abandonei minha família meu esposo filhos para viver com a pessoa. me arrependo muito pois já se passou nove anos .e ainda vivo como homem porq me apaixonei por ele .mas sinto.q fiz muito mal.mad acredito q o senhor me perdoa nao sei.esta é a dúvida e minha aflição pois eu meu atual companheiro depos de todos estes anos com tudo q a onteceu estamos na igreja servindo a deus .agora temos uma filha. e preciso saber se me casar vou para o inferno .tenho muitas dúvidas preciso de ajuda preciso de respostas .ainda não casei por q num sei se estou continuando a errar.



    .

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.