terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CARTA A UM(A) FILHO(A) PRÓDIGO(A)

Esta carta foi escrita baseada num sonho que tive ontem. Alguns detalhes desta carta são imaginários, mas o sonho, de fato o tive. Ela inaugura uma série de conteúdos originais a serem publicados no Graça e Salvação! Espero que gostem e compartilhem. Havendo críticas literárias ou teológicas, sintam-se livres para fazê-las. Que tudo seja feito visando a troca de experiências e o crescimento no conhecimento que vem de Deus.


Por bondade, só assista ao vídeo quando tiveres lido toda a carta logo abaixo. Ao fim da carta você entenderá este pedido! Abraços!




Querido amigo(a) ________________ tudo bem com você?
Ontem a noite sonhei que estava evangelizando "filhos pródigos" usando a internet. Senti que não deveria guardar isto só para mim. Afinal, o meu sonho diz respeito a você que é, que se sente ou que já se sentiu alguma vez como um filho desgarrado e longe do Pai. É meu dever como cristão lhe ajudar através desta carta virtual.

Sonhei que pregava da graça de Jesus à um velho amigo, hoje um filho pródigo. Alguém que nunca mais eu encontrei ou com quem pude conversar. Que saudades deste velho amigo! Das nossas conversas, dos nossos sonhos e planos de servir ao nosso Pai. Com lágrimas em meu rosto, apelei a ele que voltasse à Cristo. Fico a pensar onde ele andará enquanto escrevo esta carta. Oro para que ele volte para os braços do Pai enquanto há tempo.

Só para relembrar, na Bíblia o filho pródigo é aquele filho da parábola que Jesus contou, o qual pede ao pai antecipadamente a sua parte da herança

e partindo de casa vai para uma terra longínqua e lá desperdiça tudo de forma irresponsável e inconsequente. Depois de gastar o último centavo o pródigo se vê obrigado a trabalhar alimentando porcos, chegando ao ponto de ter de comer a comida dos porcos para não morrer de fome. Essa parábola bíblica simboliza o ser humano quando este se afasta de Deus e escolhe viver uma vida de pecados longe da casa Paterna. Evidencia o amor de Deus, nosso Pai, ao receber o pródigo, quando ele se arrepende e decidi voltar para casa.

Talvez você que lê esta carta talvez esteja na mesma condição do meu amigo de longa data. Talvez você se sinta como o filho pródigo da Bíblia estando você fora ou mesmo “dentro” da igreja. Você sabe a quem me refiro. É sobre você mesmo(a). Você que deixou algo vital e altamente significativo para sua vida espiritual faz tempo. Você que esqueceu atrás antigas esperanças, valores,  o estudo diário da Bíblia, a oração, velhos amigos, talvez a própria família... E o mais importante no universo, O SENHOR DEUS. 

Talvez eu escreva aqui a alguém que se considera hoje apenas mais um "desviado" da fé, que já se acostumou com a vida que vive agora e que pensa que na hora que quiser lá frente conseguirá voltar. Lembra-se daquela frase: “o amanhã não nos pertence”? Pois é. A nossa vida é como um fio que pode desaparecer a qualquer momento...

Você que um dia conheceu a Jesus Cristo como teu único e suficiente Salvador... É
sobre você que estou escrevendo amigo(a). Você que saiu e ainda não voltou. Você precisa acordar deste sono, se levantar e voltar correndo. E não estou escrevendo de alguém que simplesmente "DEIXOU A IGREJA". Deixar a igreja não faz a menor diferença, quando se deixa primeiro a Cristo fora do coração. Estou escrevendo para quem se envolveu com o pecado, errou o alvo e se afastou de Jesus. Sei de muitos que estão dentro da igreja, mas, são filhos pródigos distantes de Jesus mesmo estando assiduamente nas reuniões da igreja. Oro por eles também.

Talvez não por querer, mas, pelas circunstâncias da vida ou simplesmente por ser um pecador você um dia caiu naquela tentação e cometeu aqueles pecados horríveis que lhe deixam para baixo e lhe causam revolta quando se lembra deles. Sei que quando você percebeu já havia caído em tentação. Olhou então ao redor e se sentiu envergonhado diante de todos os amigos, parentes e dos "irmãos na fé". Mas...



Você sacudiu a poeira, e em vez de olhar para o Pai, você olhou apenas para si e para as outras pessoas. E foi assim que naquele dia você simplesmente deu o primeiro passo numa jornada que já não sabe por quanto tempo está percorrendo... E que lá no fundo te trás certo cansaço e um vazio que nada consegue preencher. Você sabe do que estou escrevendo.

Amigo, amiga... Preste muita atenção agora no meu recado a você.

Não importa quanto tempo passou, não importa o que você fez ou que deixou de fazer durante este tempo todo longe da casa do Pai. Quer saber mais, para Jesus o mais importante não é nem o que você se tornou ou está fazendo agora da sua vida. Mas que você é amado por Ele.

Todos somos pecadores. Lembre-se do que está escrito na Bíblia por mais de dois mil

anos: "todos (literalmente todos) pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Romanos 3:23. Todos. Todos, sem distinção, pecaram, erraram e ainda erram. Uns mais, outros menos. Uns erram estando talvez um pouco mais perto do Pai, já outros continuam errando e ainda permanecendo bem longe do Pai.

Lembre-se também de que não existe nenhum pecador perfeito segundo sua própria justiça. "Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". Romanos 3:12. O próprio título pecador, já diz de nosso estado de afastamento de Deus e da Sua graça. Não existe ninguém certinho perante a justiça de Deus. Ninguém com a ficha cem por cento limpa diante do tribunal divino. “Não há justo, nem um sequer”. Romanos 3.10.

O apóstolo Paulo, talvez o maior dos apóstolos de Jesus, escreveu: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.  I Timóteo 1:15 Eu também sou um pecador, como você e todos os demais. O fato de você ver pessoas mais próximas de Deus, não deve lhe induzir a pensar que elas são melhores que você no que tange à justiça própria. Alguns cometem pecados aparentemente inofensivos e outros comentem pecados com conseqüências maiores. Mas precisamos continuar buscando estar enxertados na Videira verdadeira, Cristo Jesus e prosseguir para o alvo. O mesmo Paulo que escrever se considerar o principal dos pecadores também escreveu: "Eu prossigo olhando para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" Filipenses 3: 14.

Não desanimes. Mesmo sendo um pecador, ainda existe esperança para você. Ainda existe graça. Enquanto você tiver vida, haverá esperança de arrependimento e de salvação. Não tente voltar para os braços do Pai através de suas boas obras, começando a fazer coisas boas e deixando de praticar coisas erradas. As tuas obras não o reconciliarão com Deus, somente a graça de Cristo pode fazê-lo. Não se preocupe com as boas obras agora. Depois de se conectar à Jesus, boas obras brotarão como efeito natural da sua conexão com Jesus. O processo não deve acontecer na ordem inversa. Lembre-se do que a Bíblia afirma: "Pela graça sois salvos, e isto não vem de vós, é dom de Deus". Efésios 2:8


O que você precisa fazer agora é se levantar, sacudir a poeira e dizer: "Pai, eu
pequei contra ti. Fui longe demais, mas, quero voltar. Não tenho nada de bom em minha justiça própria, mas, peço-lhE dê-me salvação conforme a justiça perfeita de Jesus Cristo. Apague todos os meus pecados hoje e me salve por Tua misericordiosa graça". 

Repita comigo esta oração: "Pai fui longe demais, mas, quero voltar. Não quero morrer longe de ti. Não quero morrer em pecado. Ajuda-me por tua graça e serei mais puro que a neve. Eu quero voltar, dê-me as forças e a coragem que não tenho. Em nome de Jesus lhe suplico do fundo do meu coração, amém!".

Deus é poderoso e fiel para perdoar o pecador. Por isso amigo, agora, depende só da tua decisão. A tua salvação já está garantida em Cristo Jesus e ninguém poderá tirá-la de você a não ser você mesmo. Você pode mudar toda a tua história. Talvez não seja fácil. Talvez você tenha que deixar algumas coisas para trás para chegar ao teu ponto de partida. Não se preocupe. Se não tem forças agora para fazer isto. Apenas olhe, olhe para Jesus e Ele será a Sua força.

Um velho e sábio ditado chinês diz que toda jornada começa com um primeiro passo. Talvez você já tenha ido muito longe, mas, a tua primeira jornada, a de ida, começou com um primeiro passo. Agora a tua jornada de volta pode começar com apenas um passo. Apenas um passo em direção à graça de Jesus que não olha para o tamanho do teu pecado, pois, ela é maior que todos os pecados do mundo juntos.

Quero que saiba que o fato de você talvez estar fora do rol de membros da sua comunidade local, não significa para Jesus que você está perdido para Ele. Aos olhos do Pai você é mais importante que organizações humanas. Saiba que o fato talvez de você não poder ser batizado(a) numa instituição religiosa devido a certas regras "administrativas" e/ou "espirituais" meramente humanas não rouba a graça de Jesus que já está sobre você desde o dia em que você nasceu. Não! não! Absolutamente não. Ninguém pode roubar a tua salvação. Jesus comprou a tua salvação pelo Seu sangue lá na cruz, morrendo, para que você pudesse hoje viver.

Entenda uma coisa. Repito mais uma vez. O que vai lhe garantir a salvação dos teus
pecados não são méritos ou falta de deméritos, bons atos ou boas obras, estar ou não batizado, praticar rituais e formalidades humanas ou fazer parte de certa confissão cristã. Reitero e enfatizo que o que tão somente pode salvar um pecador que se arrepende de seus pecados é a graça de Jesus e nada mais. Basta aceitá-la agora, de onde você estiver e como você estiver e permitir um recomeço. As portas da casa do Pai nunca se fecharam para você. Elas sempre estiveram lá, escancaradas, esperando você voltar!

Quando você receber a graça em seu coração, sentirá tanta força que você não quererá andar com o Pai apenas a distância. Nesse momento congregar em Sua "casa" será novamente algo natural. Mesmo que o mundo ou alguns "irmãos" não entendam você e até falem negativamente de você, não se importe com isto. Só você saberá a explosão que a graça de Cristo causará em Seu coração quando você aceitá-la. Lembre-se do convite de Jesus: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo. Apocalipse 3:20


Finalizo esta carta deixo-lhe três conselhos:

1) Evite escutar ou acatar as palavras dos inimigos da graça, dos assassinos da graça. Preste atenção, eles estão em todo lugar. Nas ruas, no trabalho, em casa e até mesmo nas igrejas. Eles são aqueles que dizem para você: "você não tem mais jeito". "Você foi longe demais". "Você é uma ovelha negra e jamais achará o caminho de volta." Não escute estas pessoas. Elas apenas reproduzem um discurso antigo, o discurso do inimigo de Deus. 2) Ore a Deus com fé. Volte a ler a tua velha Bíblia e não tire teu olhar de Jesus. Você nunca cairá se estiver com o olhar fixo no Mestre. 3) Com fé receba a graça maravilhosa que salvou a milhões e ainda hoje salva.


Filho(a) pródigo(a) volte para casa. Teu pai te ama muito! Esta é a singela oração desse vosso amigo em Cristo.


Assinado, 

Um pecador,
Assim como você, salvo pela graça maravilhosa de Jesus!


P.S: Assista ao vídeo acima enquanto ora a Deus e toma a tua decisão de voltar para os braços do Pai. Ainda dá tempo!




Um comentário:

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.