segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Novo casamento e a Graça

Divórcio, novo casamento e graça, qual a relação?


Navegando pelo blog FILHO DA GRAÇA me deparei com este texto que achei de profunda importância espiritual e teológica. Por isso resolvi compartilhá-lo aqui. Gostaria que você  lesse e comentassem livre de pré-conceitos do tipo: quem escreveu o texto tem algum problema envolvendo divórcio e novo casamento? De qual igreja é o autor do texto? Se não for da minha religião eu não acato ou considero... Por favor, aramos nossos corações para a graça de Jesus e leiamos de forma imparcial e com amor. Depois opinemos. Vossas opiniões são fundamentais para o crescimento do conhecimento que vem do Senhor e desse jovem blog cristão. Conto com vossos comentários.



 C erta vez um homem casado, cristão, divorciou-se porque o amor havia acabado, então encontrou com uma irmã do seus sonhos, casou novamente e teve dois filhos, estava feliz com a nova família, até que certo dia meditando na palavra de Deus leu em Mat 5:32 - "Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.", então achou que estava em pecado por ter casado novamente sem uma justificativa bíblica. Expôs seu problema para a atual esposa e disse que precisava resolver esta situação, que ele não podia ficar assim, que era errado. Procurou a primeira esposa e mostrou o texto de Mateus e convenceu a ex-esposa que estavam vivendo em desacordo com a palavra, portanto em pecado. Resolveram se acertar perante Deus, o homem largou a nova família, sua esposa e os dois filhos, sob pretexto de que precisava se arrepender e voltar para o primeiro casamento.
E como fica a nova família, a esposa e os filhos do segundo casamento? Será que foi correto o que este homem fez? O que a bíblia nos diz?

Há situações em que o divórcio pode ter ocorrido conforme as instruções bíblicas, por infidelidade (Mat. 5:32) ou porque um dos cônjuges não cristão desejou a separação (1 Cor. 7:15), em ambas as situações o quadro apresentado é justificado pelas escrituras como motivo para o divórcio, mas e quando não ocorreu nenhum desses motivos? Aliás este foi o assunto do último post.

Um dos versículos que mais gosto é "onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rom. 5:20).

Graças a Deus que a graça é de graça, que não depende das nossas ações, da nossa vontade, pois se fosse desse jeito nenhum de nós seríamos alcançado pela graça.

Mas o que tem haver a graça com o re-casamento? Ora, tem tudo haver, pois se não fosse esta graça, estaríamos em desgraça e em pecado, jamais um re-casamento seria abençoado por Deus. Mas alguns irão questionar a legitimidade do re-casamento que estão fora das instruções bíblicas, o próprio Jesus, disse que quem repudia sua esposa(o) e casar com outra(o) comete adultério ((Mat 5:32). Por isso que a graça é formidável, é maravilhosa, não olha para nossas ações, indepedente do que somos, do que fizemos ou fazemos.

O grande Davi, o homem que tinha o coração segundo a vontade Deus, colocou Urias em uma batalha aonde sabia que seria morto, tudo porque tinha engravidado a mulher de Urias (2 Sam 11) e queria esconder este pecado. Como nada fica encoberto diante de Deus, veio então a conseqüência das ações de Davi, o filho da infidelidade morreu (2 Sam 12:13-19), mas a graça superabundou onde o pecado abundou, Davi e a ex-esposa de Urias foram pais de Salomão, o homem mais sábio que já existiu e que foi contado na genealogia de Jesus (Mat 1:6).

Infelizmente o homem citado acima foi um legalista, dando mais importância a letra do que para a graça, com isso a segunda separação foi pior que a primeira, está mais errado agora do que antes, mas o que fazer? A dor da primeira separação era passado, as conseqüências estavam sendo cicatrizadas, mas agora uma ferida maior abriu no coração daquela família que foi destroçada por uma atitude legalista.

Então pela graça devemos agir com um filho graça e não como um filho da lei. Mesmo na época da graça há muitas pessoas que insistem em criar leis, tradições, rituais, dogmas onde apenas a graça deveria reinar.

FONTE: http://filho-da-graca.blogspot.com.br/2011/02/re-casamento-e-graca-de-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.