segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

OS FARISEUS DOS DIAS ATUAIS - UMA REFLEXÃO SOBRE MATEUS 23




Baseado em Mateus 23


Por Ev. Mauro Debiasi


Jesus sempre esteve cercado por multidões em sua caminhada quando esteve na terra há 2000 anos. Os evangelhos nos mostram isto com clareza. É impressionante como Ele tratava a todos com amor, pureza e justiça mesmo quando muitos o procuravam apenas por seus interesses próprios. Alguns o seguiam para se alimentar e por muitas outras razões havia normalmente uma multidão seguindo os seus passos. Muitos eram apenas curiosos, outros incrédulos e muito mais, porém uma coisa era comum a todos: o amor que Jesus tinha por eles. Como tinha paciência, como era manso, como os ensinava, como era tolerante com eles ( meu Deus, como estou tão longe de Jesus... ). Ele não olhava para a cor, para a condição social, para os recursos humanos que possuíam, para sua autoridade e influencia na sociedade, para sua sabedoria humana, nada disto era importante para Ele, não fazia distinção entre as pessoas. Todos eram iguais perante Ele. Na verdade eram apenas almas que Ele veio ao mundo para salvar. Ate mesmo o ladrão da cruz que foi um miserável durante a sua vida Ele salvou na hora da morte devido a uma palavra de humilhação. Ele era mesmo incrível e uma das coisas que me levam a “desejar partir”, como Paulo escreveu aos filipenses é para poder estar bem mais perto Dele.



Contudo há dois grupos de pessoas que ele DETESTAVA, a saber, os mercadores da casa de Seu Pai, ou seja, os que transformavam a casa de oração em lugar de comércio ( falaremos sobre eles em outro artigo, se o Senhor permitir ) e os FARISEUS. Não há como negar, a conduta dos fariseus Jesus DETESTAVA.


Muitos textos eu poderia usar para basear esta minha afirmativa, porém vou usar Mateus capitulo 23, texto que deixa bem claro a posição de Jesus em relação aos fariseus e sua conduta.


Quem eram os fariseus? Quatro eram as divisões da religião judaica que mais expressão tinham nos tempos de Jesus. Os zelotes que eram os fundamentalistas, digamos assim, que acreditavam que a submissão a Roma fosse traição a Deus. Eram os que seriam considerados radicais ( suicidas ) nos dias de hoje. Os Essênios eram um grupo muito seleto e desconhecido, que pouca expressão teve naquele tempo. O Saduceus era um grupo formado em sua maioria pelos ricos e cultos cidadãos da nação de Israel. Sua postura era muito herética. Não reconheciam a existência do mundo espiritual, e não acreditavam na ressureição, sendo assim os principais adversários da igreja primitiva que surgiu pregando sobre a ressureição de Jesus e o seu poder para salvar a humanidade perdida. Finalmente chegamos aos fariseus. Assim como os saduceus foram os principais inimigos da igreja primitiva, os fariseus foram os principais inimigos de Jesus. Formavam um partido religioso puritano, digamos assim. Eram sucessores dos Hassidins ( também chamados de “os piedosos”) do século II a.C. Não eram muitos em numero mas de grande influencia social, politica e religiosa. Deles fazia parte a maioria dos escribas. Seu grande problema foi que se tornaram legalistas, ou seja, exigiam meramente o que a lei exigia sem poder eles mesmos cumprir. Julgavam e condenavam a todos e não manifestavam misericórdia e amor.


Ao examinar o capitulo 23 do evangelho de Jesus escrito por Mateus, vejo expressões como hipócritas, filhos do inferno, condutores cegos, insensatos, cheios de rapina e de iniquidade, limpos só no exterior (sepulcros caiados), imundícia, serpentes, raça de víboras e assassinos. Meu Deus, só isto basta para minha afirmativa de que Jesus detestava os fariseus, tendo em vista que o capitulo 23 de Mateus é um discurso de repreensão e censura aos escribas e fariseus. Convido você a uma rápida exegese ( exegese = exame detalhado ) deste importante capítulo da Palavra de Deus.


Em um primeiro momento, Jesus censura os fariseus e fala ao povo que devem ouvir o que eles pregam, mas não fazer o que eles fazem. Nos dias de hoje seriam líderes e pregadores que pregam a verdade, porém suas vidas não condizem com suas palavras, Jesus detesta isto. No versículo 5, Jesus fala que os fariseus amam honrarias, ou seja, fazem as coisas para serem notados e honrados pelos homens e não por Deus, e assim é nos dias de hoje. Há muitos que estão buscando a honra da parte de homens sem dar muita importância ao que Deus verdadeiramente espera deles. Deus me livre deste “espírito de fariseu”, eu quero agradar ao Senhor Jesus em primeiro lugar mesmo que os homens não concordem com o que eu vou pregar. Quem me livrou da morte foi Deus e que me deu vida nova foi o Senhor Jesus e não foi homem algum. Como posso agora servir e agradar a homens. Isto é coisa de fariseu e Jesus detesta fariseu. No tempo da igreja primitiva quando os líderes prenderam os apóstolos, um anjo do Senhor os libertou e eles insistiram em ensinar a Palavra de Deus. Então os líderes os chamaram e lhes disseram que não falassem mais desta doutrina. A resposta de Pedro foi clara e taxativa: “Mais importa obedecer a Deus do que a homens” ( At 5:29 ). Um fariseu quer agradar a homens, um homem de Deus quer agradar ao Senhor, mesmo que desagrade aos homens. De que lado você está?

Num segundo momento o Senhor Jesus fala que os fariseus sendo “hipócritas fecham aos homens o reino dos céus e nem vós entrais e nem deixais entrar aos que estão entrando” ( v. 13 ). Meu Deus, isto é muito fácil de trazer para os dias de hoje. Quanto pregador fariseu existe na igreja pregando um evangelho distorcido, todo errado, como a famigerada Teologia da Prosperidade, por ex., que não vai levar ninguém ao céu. Estão pregando hoje um evangelho que prospera a vida aqui na terra e deixa de lado a vida no céu. Proíbem-se pregações exortativas e estas dão lugar a pregações que elevam a autoestima, massageiam o ego e fazem as pessoas buscarem uma vida boa aqui na terra. Jesus disse claramente: “Busquem o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas”. O salmista disse: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais tudo ele fará”. Tudo é tudo, ou seja, viva uma vida de obediência à Palavra do Senhor e você verá a prosperidade em todos os níveis na sua vida. Fariseu é o líder que prega o evangelho da perdição e não da salvação. Fique longe dele.

E Jesus continua “batendo” neles, afinal, ele detesta a sua conduta. No versículo 14 Ele diz: “Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e para disfarçarem fazem longas orações. Por isto o castigo de vocês será maior”. No Versículo 23 ele diz: “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do cominho e do endro e desprezais o mais importante da lei: serem justos uns com os outros, serem bondosos e serem honestos. Deveis fazer estas coisas e não desprezar aquelas. Guias cegos! Coam um mosquito e engolem um camelo”. Meu Deus, enquanto escrevo estas linhas me vem claramente ao coração: estou cercado por líderes assim. Jesus detesta-os. Logo que comecei a pregar há alguns anos, eu me apavorei ao ver certas coisas dentro da igreja. Então Deus usou um pastor para me consolar e me orientar e ele disse: Irmão, você se converteu em um ambiente de separação total e muita dedicação as coisas de Deus. “Aqui fora” na igreja, no entanto tudo é muito diferente. Aqui tem ladrão, adúlteros, avarentos, etc, etc... Eu fiquei apavorado naquele momento, porém hoje já estou bem fortinho para conviver com este farisaísmo dentro da Obra de Deus. Honestidade então está se tornando coisa do passado. Uma obra do diabo que está em alta entre os fariseus da igreja atual se chama “manipulação”. Deus me livre e me guarde de todo este mal. Eu me esforçarei para viver em obediência até o último dos meus dias nessa terra.

Veja o que Jesus diz nos versículos 27 e 28: “Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados ( túmulos pintados de branco ) que por fora realmente parece formosos mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”. Meu Deus, nem é necessário fazer qualquer comentário sobre este texto. No versículo 33 Jesus fala: “Serpentes, raça de víboras. Como escapareis da condenação do inferno?”


Realmente, o Senhor Jesus detestava a conduta errada que os fariseus adotavam e eu e você precisamos ficar bem atentos, pois isto muito tem se praticado nos dias em que vivemos. Eu mesmo estou cercado de fariseus por todos os lados e é precisa ser um “crente garça”. O que significa isto? A garça possui um óleo especial sobre suas penas que faz com que ela, apesar de toda a imundícia que está a sua volta, consiga a se manter bem branquinha. O óleo não deixa a imundícia grudar nela. Assim é o crente garça. A presença do Espírito Santo sobre ele o mantém branco diante de Jesus mesmo convivendo com todo o farisaísmo moderno que o cerca. Para escapar disto tudo nestes últimos dias é preciso mesmo estar sempre cheio do Espírito Santo de Deus. Que Jesus te abençoe! Amém!

[Quero estar ao pé da cruz

Quero estar ao pé da cruz,
De onde rica fonte
Corre franca, salutar,
Do Calvário monte.

A tremer ao pé da cruz,
Graça eterna achou-me;
Matutina Estrela ali
Raios seus mandou-me.

Sempre a cruz, Jesus, meu Deus,
Queiras recordar-me;
Dela à sombra, Salvador,
Queiras abrigar-me.

Junto a cruz, ardendo em fé.
Sem temor vigio,
Pois à terra santa irei,
Salvo, além do rio.

Sim, na cruz, sim, na cruz,
Sempre me glorio,
E no fim vou descansar,
Salvo, além do rio.]



FONTE: http://maurodebiasi.com.br/artigos_os_fariseus_dos_dias_atuais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.