Baseado em Mateus 23
Por Ev. Mauro Debiasi

Contudo há dois grupos de pessoas que ele DETESTAVA, a saber, os mercadores da casa de Seu Pai, ou seja, os que transformavam a casa de oração em lugar de comércio ( falaremos sobre eles em outro artigo, se o Senhor permitir ) e os FARISEUS. Não há como negar, a conduta dos fariseus Jesus DETESTAVA.
Muitos textos eu poderia usar para basear esta minha afirmativa, porém vou usar Mateus capitulo 23, texto que deixa bem claro a posição de Jesus em relação aos fariseus e sua conduta.
Quem eram os fariseus? Quatro eram as divisões da religião judaica que mais expressão tinham nos tempos de Jesus. Os zelotes que eram os fundamentalistas, digamos assim, que acreditavam que a submissão a Roma fosse traição a Deus. Eram os que seriam considerados radicais ( suicidas ) nos dias de hoje. Os Essênios eram um grupo muito seleto e desconhecido, que pouca expressão teve naquele tempo. O Saduceus era um grupo formado em sua maioria pelos ricos e cultos cidadãos da nação de Israel. Sua postura era muito herética. Não reconheciam a existência do mundo espiritual, e não acreditavam na ressureição, sendo assim os principais adversários da igreja primitiva que surgiu pregando sobre a ressureição de Jesus e o seu poder para salvar a humanidade perdida. Finalmente chegamos aos fariseus. Assim como os saduceus foram os principais inimigos da igreja primitiva, os fariseus foram os principais inimigos de Jesus. Formavam um partido religioso puritano, digamos assim. Eram sucessores dos Hassidins ( também chamados de “os piedosos”) do século II a.C. Não eram muitos em numero mas de grande influencia social, politica e religiosa. Deles fazia parte a maioria dos escribas. Seu grande problema foi que se tornaram legalistas, ou seja, exigiam meramente o que a lei exigia sem poder eles mesmos cumprir. Julgavam e condenavam a todos e não manifestavam misericórdia e amor.
Ao examinar o capitulo 23 do evangelho de Jesus escrito por Mateus, vejo expressões como hipócritas, filhos do inferno, condutores cegos, insensatos, cheios de rapina e de iniquidade, limpos só no exterior (sepulcros caiados), imundícia, serpentes, raça de víboras e assassinos. Meu Deus, só isto basta para minha afirmativa de que Jesus detestava os fariseus, tendo em vista que o capitulo 23 de Mateus é um discurso de repreensão e censura aos escribas e fariseus. Convido você a uma rápida exegese ( exegese = exame detalhado ) deste importante capítulo da Palavra de Deus.

Num segundo momento o Senhor Jesus fala que os fariseus sendo “hipócritas fecham aos homens o reino dos céus e nem vós entrais e nem deixais entrar aos que estão entrando” ( v. 13 ). Meu Deus, isto é muito fácil de trazer para os dias de hoje. Quanto pregador fariseu existe na igreja pregando um evangelho distorcido, todo errado, como a famigerada Teologia da Prosperidade, por ex., que não vai levar ninguém ao céu. Estão pregando hoje um evangelho que prospera a vida aqui na terra e deixa de lado a vida no céu. Proíbem-se pregações exortativas e estas dão lugar a pregações que elevam a autoestima, massageiam o ego e fazem as pessoas buscarem uma vida boa aqui na terra. Jesus disse claramente: “Busquem o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas”. O salmista disse: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais tudo ele fará”. Tudo é tudo, ou seja, viva uma vida de obediência à Palavra do Senhor e você verá a prosperidade em todos os níveis na sua vida. Fariseu é o líder que prega o evangelho da perdição e não da salvação. Fique longe dele.
E Jesus continua “batendo” neles, afinal, ele detesta a sua conduta. No versículo 14 Ele diz: “Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e para disfarçarem fazem longas orações. Por isto o castigo de vocês será maior”. No Versículo 23 ele diz: “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do cominho e do endro e desprezais o mais importante da lei: serem justos uns com os outros, serem bondosos e serem honestos. Deveis fazer estas coisas e não desprezar aquelas. Guias cegos! Coam um mosquito e engolem um camelo”. Meu Deus, enquanto escrevo estas linhas me vem claramente ao coração: estou cercado por líderes assim. Jesus detesta-os. Logo que comecei a pregar há alguns anos, eu me apavorei ao ver certas coisas dentro da igreja. Então Deus usou um pastor para me consolar e me orientar e ele disse: Irmão, você se converteu em um ambiente de separação total e muita dedicação as coisas de Deus. “Aqui fora” na igreja, no entanto tudo é muito diferente. Aqui tem ladrão, adúlteros, avarentos, etc, etc... Eu fiquei apavorado naquele momento, porém hoje já estou bem fortinho para conviver com este farisaísmo dentro da Obra de Deus. Honestidade então está se tornando coisa do passado. Uma obra do diabo que está em alta entre os fariseus da igreja atual se chama “manipulação”. Deus me livre e me guarde de todo este mal. Eu me esforçarei para viver em obediência até o último dos meus dias nessa terra.
Veja o que Jesus diz nos versículos 27 e 28: “Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados ( túmulos pintados de branco ) que por fora realmente parece formosos mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”. Meu Deus, nem é necessário fazer qualquer comentário sobre este texto. No versículo 33 Jesus fala: “Serpentes, raça de víboras. Como escapareis da condenação do inferno?”

[Quero estar ao pé da cruz
Quero estar ao pé da cruz,
De onde rica fonte
Corre franca, salutar,
Do Calvário monte.
A tremer ao pé da cruz,
Graça eterna achou-me;
Matutina Estrela ali
Raios seus mandou-me.
Sempre a cruz, Jesus, meu Deus,
Queiras recordar-me;
Dela à sombra, Salvador,
Queiras abrigar-me.
Junto a cruz, ardendo em fé.
Sem temor vigio,
Pois à terra santa irei,
Salvo, além do rio.
Sim, na cruz, sim, na cruz,
Sempre me glorio,
E no fim vou descansar,
Salvo, além do rio.]
FONTE: http://maurodebiasi.com.br/artigos_os_fariseus_dos_dias_atuais.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.