Pastor Diego. Certo dia, eu conversava com a secretária da igreja Y sobre a salvação pela graça. Ela me perguntou:. “Se a salvação é de graça, então não precisamos guardar o sábado?” Que resposta eu poderia dar. Eu disse que não.
E saiba que não digo nenhum absurdo, pelo contrário, esta afirmação pode ser perfeitamente comprovada pelo contexto Bíblico. Ninguém alcançará a salvação por méritos próprios, nem mesmo pela obediência a Deus. Não seremos salvos porque obedecemos, mas porque Cristo obedeceu por nós. Ele é nosso único Salvador. Senão, ao famoso jovem rico não lhe seria pedido mais nada além do que ele já fazia: guardar os mandamentos (Mt 19:16-22). Então por que ser um adventista requer a guarda do sábado?
Primeiro: porque quem requer não é a igreja X, Y ou Z, mas o próprio Deus. Segundo: Porque Deus requer a guarda do sábado não como método para a Salvação, mas porque o sábado é o maior símbolo da graça nos dez mandamentos. Como assim? Quando falamos da graça devemos entender algo que recebemos de graça, sem pagamento, sem merecimento. Assim nos é oferecida a Salvação em Cristo. Noto que na prática não conseguimos assimilar muito bem esta idéia. Isto porque este pensamento é contrário a tudo o que aprendemos desde muito cedo na vida. Aprendemos que recebemos algo se fazemos por merecer. “Se comer tudo então ganha a sobremesa”; “Se passar de ano então ganha a bicicleta”; “Deus ajuda quem cedo madruga” é o que ensinamos aos nossos filhos. Nossa sociedade está organizada desta forma. O mérito é sempre o que deve ser premiado. Embora seja verdade na vida diária, não podemos aplicar isto aos ensinos de Deus quanto à salvação.

Deste modo o sábado não é contra a graça, muito pelo contrário, ele é o maior selo da graça de Deus em nossos dias. Para que todos saibam disto, Deus pediu isto na forma litúrgica de um mandamento. Sem guardar o sábado não podemos entender que Ele é quem provê tudo o que precisamos. Sem o sábado é muito fácil crer que também precisamos trabalhar pela nossa Salvação. No reino do céu não precisamos de mérito e nem de esforço que complete a obra de Cristo por nós. Por isto Deus nos deu o sábado para que não haja dúvidas de que Ele é o Senhor que cuida. Ele nos deu o sábado como selo de sua graça. Para que todos saibam quem é o Deus que nos santifica. (Ez 20:20).
FONTE: Adaptado de mensagem do Pr. Junior (de 10/08/2010) no site Confissões Pastorais: http://confissoespastorais.com.br/pr-junior/sabado-o-selo-da-graca-de-deus/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.