sábado, 22 de março de 2014

As marcas de Jesus - Galatas 6:17







>>> [ Acesse nossa Web Rádio no novo Blog aqui: http://www.gracaesalvacao.com/ ] 



Galatas 6:17

"Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus".


No caso de Paulo era bem diferente
Mas estas marcas eram apenas marcas físicas. Mas Paulo tinha outras marcas, mais importantes, que eram as marcas espirituais, e que provavam a todos que ele era um verdadeiro crente em Jesus.


Também não importa se somos muito religiosos e acreditamos em Deus. Gandhi, o mais famoso líder que existiu na Índia certa vez disse: “Eu seria cristão hoje, se não fosse o péssimo exemplo dos cristãos de ontem”


4 – Firmeza

Por Carlos A. Oliveira, 2006


O apóstolo Paulo fala aqui de marcas, marcas de Jesus.
Estas marcas de que Paulo fala não são marcas de um cristão simplesmente nominal, mas são marcas que aquele que é um verdadeiro crente, traz em si mesmo.


Muitos pensam que estas marcas a que Paulo se referia eram as suas cicatrizes que ele por causa do testemunho que dava de Jesus, acabou por receber das pedras e chicotadas com que várias vezes foi agredido.


Mas marcas destas, muitos poderão também ter, que muito embora se consideram cristãos, nunca souberam ou conheceram quem verdadeiramente Cristo é.


Existem muitos pelo mundo fora, é verdade, que tem sido presos e torturados por causa do nome de Cristo, mas nós sabemos que alguns deles, não podendo dizer que Jesus salvou a sua alma e que habita dentro deles mesmos.


A condição de Paulo ao escrever esta carta aos Gálatas era de um prisioneiro de Roma e do seu imperador César.


Enquanto Paulo escrevia esta carta, ele podia olhar para as suas cadeias e ver ali marcas, que eram as marcas de César. Nas espadas como nas vestes dos soldados que o guardavam, nas portas da prisão, lá estavam as marcas de César.


Para onde quer que Paulo olha-se estas marcas estavam presentes. Era a prova e o sinal de que o dono e senhor de tudo aquilo era César.


Paulo então ao terminar esta carta aos Gálatas e aborrecido com algumas coisas que se estavam a passar entre eles, queria afirmar veementemente que apesar do seu estado de humilhação em que se encontrava, ele era propriedade de Jesus.


Paulo podia também despir as suas roupas e mostrar as várias cicatrizes e pisaduras, devido aos maus tratos recebidos pelos vários lugares onde passou e falou de Jesus, e estas suas marcas bem se podiam também chamar de marcas de Jesus, pois foi por causa de Jesus que ele as recebeu.


Existem muitos crentes verdadeiros como Paulo, mas que nunca foram perseguidos e maltratados e que por isso não poderão mostrar marcas como aquelas de Paulo.
Uma coisa terão de ter todos os crentes em Jesus.


Marcas espirituais que comprovem a sua identidade como crentes em Jesus.


QUAIS SÃO ESSAS MARCAS?


1 – Conversão


Esta é a primeira marca que o crente deverá evidenciar, seja ele que crente for. Quer seja pobre ou rico, bem formado ou analfabeto, ou tenha ele ou não responsabilidade na igreja.
Conversão não é apenas a crença e aceitação da fé no Senhor Jesus, mas implica numa mudança na sua vida e no seu pensamento.


Todos conhecemos bem a história de Nicodemos. Apesar de ser homem muito religioso e pertencer à mais alta corte dos religiosos em Israel, Jesus teve de lhe dizer: “Tens de nascer de novo”.


Muitos são simplesmente religiosos como Nicodemos, mas não tem uma experiência pessoal com Jesus, não o recebendo ainda no coração podendo dizer: “Ele me salvou! Agora pertenço-lhE e quando morrer irei estar com Ele eternamente”


Se alguém diz que é crente em Jesus e não tem esta marca, que é uma fé firme de que Jesus o salvou ao morrer na cruz do calvário, e de que isso transformou a sua vida, tendo passado a ser uma nova criatura, então esse tal ainda não é um filho de Deus.


2 – Consagração


Esta é outra das marcas que demonstra que pertencemos ao Senhor, a consagração. 


No A.T. quando algo era consagrado ao Senhor, significava que isso pertencia ao Senhor e só podia ser usado em Seu benefício.


A igreja tem vindo a perder o impacto no mundo devido aos crentes serem cada vez menos consagrados.


A igreja primitiva teve aquele grande impacto que nós lemos no livro de Atos dos Apóstolos, porque aqueles crentes eram consagrados ao Senhor.


Se nós hoje fazemos o que os outros também fazem, e vamos aos mesmos lugares onde eles vão, eles não conseguem ver em nós alguma marca de Jesus que nos distinga deles e por isso não nos levam a sério, nem as palavra que possamos dizer.


Aquilo que tem maior força e influência nos descrentes para que venham a crer em Jesus, não é o que dissermos, mas mais o que fazemos.


A Índia é um dos países mais populosos do mundo, onde a maioria está mergulhada na mais profunda  das trevas e idolatria. O que seria se no tempo de Gandhi ele tivesse encontrado cristãos verdadeiramente consagrados?


Certamente que a Índia hoje seria muito diferente.


O mundo pode mudar para melhor se cada um de nós for mais consagrado ao Senhor.


3 – Perseverança


É cada vez mais difícil encontrar nos crentes a marca da perseverança.


Muitos fogem de um compromisso sério com Deus.


Eles vão à igreja mas se tiverem ou sobrar tempo para isso. Quando não existir outra coisa para fazer ou outro lugar onde ir.


Hoje falta-se à igreja pelas mais simples das razões.  Não existe uma verdadeira perseverança.


Sem esta marca o nosso testemunho não será eficaz, e isto é uma prática que não agrada a Deus.


Numa certa igreja havia um jovem crente que era completamente surdo, mas ele ia a todos os cultos.


Certo dia alguém lhe perguntou descabidamente, porque vens a todos os cultos se não ouves uma sequer palavra?


O jovem respondeu muito bem e claramente: É verdade, não ouço uma palavra nem uma só nota musical, mas venho aqui para mostrar a todos de que lado eu estou. Que estou do lado de Jesus e não do lado do diabo.


Quando nós ficamos em casa (não sendo por motivos de força maior) ficamos de que lado?
É muito importante virmos à igreja, ainda que por vezes possamos pensar que não valeu ou vai valer muito a pena.


Uma coisa estamos a fazer. Mostrar perseverança, ajudar outros que lá estarão e mostrando ao mundo de que lado nós estamos.


Outra marca muito importante é a da nossa firmeza. Muitos até são  bons crentes mas perante certas pressões ou circunstâncias não mostram firmeza.


O crente que está bem firmado na palavra de Deus sabe a diferença entre o que está certo e o que é errado. Ele mede bem tudo pela Bíblia e toma sempre posição pelo lado certo.
Certo crente tinha um cargo importante no seu emprego e teve de viajar com seu chefe em negócios para uma outra cidade. Chegada a noite o chefe convidou-o para irem a um lugar. Quando ali chegaram, o crente viu que o local era uma boate, então ele recusou entrar.
O chefe zangado disse que foi ali que fora marcado o encontro com os empresários com quem teriam de negociar e que teria de entrar, senão ficaria sem salário naquele mês.


Mesmo assim o crente recusou-se a entrar e então o chefe o despediu. Este crente ficou desempregado mas não negou a sua convicção. Depois de 6 meses desempregado o Senhor o recompensou dando-lhe um novo trabalho a ganhar o dobro do que ganhava antes.
Não pensemos que com a nossa firmeza no Senhor ficaremos a perder. Deus terá sempre uma recompensa maior para os que são firmes, sempre maior do que aquilo que aparentemente tenhamos “perdido.”


Poderíamos falar de muitas outras marcas que nos podem identificar como pertencentes ao Senhor, mas ficamos por estas 4, que já são suficientes para nos fazerem refletir sobre a nossa conduta.


Se já temos estas marcas, graças a Deus!  Então podemos dizer como Paulo: “Eu trago no meu corpo as marcas de Jesus”


Isto é bom para nós e vai contribuir para a glória de Deus e honra do Seu nome, e certamente para a salvação de almas.


Se porventura tu ainda não tens qualquer marca de Jesus, oxalá ouvindo o que ouviste venhas a examinar-te a ti mesmo e pedir ao Senhor que te ajude a entregares a tua vida a Ele, e que a tua alma seja salva e marcada com a primeira marca que é a do selo do Espírito Santo.


Então depois disso, venhas a possuir e demonstrar todas aquelas marcas que Jesus revelou quando viveu aqui neste mundo. Se queres saber quais são as marcas de Jesus, só o saberás conhecendo mais e melhor o Senhor.


Só assim irás ver e saber quais e quantas são as Suas marcas.
Que o Senhor te ajude a ser cada vez mais Seu imitador, trazendo em ti as Suas marcas, e que elas possam ser bem visíveis.


FONTE: http://www.igevalgeriz.com/index.php?option=com_content&task=view&id=155&Itemid=209     

14 comentários:

  1. MARAVILHOSO ESTUDO, CADA VEZ APRENDO MAIS...MUITO OBRIGADO, QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A SUA MENTE !

    ResponderExcluir
  2. Deus e fiel ele cuida daquele que preservem no caminho

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo estudo só me fortalece para buscar cada vez mais as marcas de Jesus. Amém

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus que estudo maravilhoso que nos edifica e nos fartalece cada vez mais no senhor parabéns e muito obrigado por cada palavra falada nesse estudo maravilhoso, que o senhor continue abençoando sua vida poderosamente em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito. Que Deus continue te abençoando cada vez mais e trazendo mais estudos

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão, Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa esta explanação, que possamos praticar no dia dia,que estas marcas sejam refletidas como espelho atravez de nós para Glória de Deus

    ResponderExcluir
  8. Meu amado, apenas uma correção no seu estudo, esta carta, aos Galatas, Paulo nao estava na prisão, mas, possivelmente, na Macedônia, quando a escreveu, por volta do ano 50 a 52. As cartas que ele escrevu ma prisao foram 4, mas dentre elas nao está a carta aos Galatas.

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe, meu comentario foi apenas para enriquecer as suas informações.

    ResponderExcluir
  10. muito bom bencao de DEUS

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.