sábado, 1 de março de 2014

Igreja: local de doentes e pecadores

Precisamos olhar a igreja de forma diferente e compreender o seu papel no mundo; como termos o entendimento de que tipo de pessoas iremos encontrar quando a mesma se reúne.

Quando vamos a um hospital, que tipo de pessoas encontramos? Pessoas cheia de saúde? Com vigor? Não, encontramos doentes, pessoas debilitadas que depende do cuidado de outros? Quando vamos a um encontro dos alcoólatras anônimos ou narcóticos anônimos, que tipo de pessoas encontramos? Pessoas que estão a beira de desespero, que não conseguem libertar do vício e que reconhecem que são dependentes e precisam de ajuda.

Jesus disse que veio para os doentes, para os pecadores; ele não veio para os que não precisam de curas. Ele veio para salvar e buscar o que estava perdido. Qual a condição para salvar, retirar alguém do pecado? O reconhecimento do seu estado pecaminoso, sua situação de perdido. Quando achamos que não estamos perdidos, não andianta alguém querer nos ajudar.

Doentes só temos nos hospitais? Não. Tem doentes fora do hospital, também. Mas nos hospitais encontramos aqueles que reconhecem que precisam de ajuda e de cura. A mesma coisa com relação a um alcóolatra, todos estão se reunindo e buscando ajuda? Não, somente os que reconhecem que precisam de ajuda, assim, também, é os que estão vivendo na droga.

Na igreja estão todos aqueles que reconhecem que são pecadores, que vivem cada dia na dependência da graça, da misericórdia e do amor de Deus. Que andam certos que o sangue de Cristo é que os purifica. Encontramos, ou deveríamos encontrar pessoas que reconhecendo o seu estado de pecado, e purificação pelo sangue; reconhecem, também, que podem cair, podem tropeçar; mas enxergam que os que estão ali, são para ajudar. Ajudar a levantar e a continuar a jornada; pois é um ambiente de perdão, onde a misericórdia e a graça de Deus se revela.

Agora, se temos reunidos onde não existe graça, onde está cheio da justiça própria, onde não existe o perdão, a misericórdia e nem a compaixão manifesta e revelada; então, neste local não existe o Espírito de Deus, e nem existe a Sua vida manifesta. É local de religiosos; pessoas perfeitas que não precisam de Deus.

Na igreja encontramos pecadores, doentes, pessoas que reconhecem o seu estado e sabem que precisam da ajuda uns dos outros, que podem confiar. Mesmo quando cair, serão capazes de estender a mão e ajudar a levantar. Se isto não está acontecendo; e o que temos vistos são dedos que nos acusam e que apontam as nossas falhas; então a vida de Deus não está neste lugar, é somente um lugar de religiosos, puritanos, é um local cheio de legalismo e sofismas que não traduzem a graça e o amor de Deus.

Precisamos compreender que no meio da igreja do Senhor encontramos pessoas que reconhecem que precisam de Deus e é um ambiente de confiança, de segurança, onde o perdão é manifesto, onde o amor é revelado, onde a graça cumpre o seu papel. Onde somos instrumentos para suportar uns aos outros nas lutas e desafios que temos em nossa jornada. A igreja é um local para crescimento, para amadurecimento, para enfrentarmos as nossas lutas juntos.

Que possamos ter este entendimento de forma clara, que compreendamos o nosso papel no ajudar uns aos outros, que possamos revelar a graça e o amor de Deus; para que haja, nestas pequenas atitudes, o revelar da vida de Deus entre os homens. Igreja não é lugar de condenação, de punição; mas de manifestação da vida de Deus; local onde onde o pecador se sente tranquilo para ir; pois é local de cura e libertação, onde encontrará descanso para a sua alma e refrigério e restauração para o seu espírito.

FONTE: http://caminharnagraca.com/2013/10/28/igreja-local-de-doentes-e-pecadores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.