sábado, 10 de janeiro de 2015

Tempos Difíceis são estes, mas tenha fé em Deus!

Olá querido amigo e querida amiga do Graça e Salvação. Graça e paz sejam com você e com as pessoas ao seu redor. Como vão as coisas para você nesse início de ano? Espero que bem, mas se não, não desanime. Tenha fé em Deus. Ore e estude Sua Palavra. Isso traz forças.


Estive viajando em férias com a família, e ainda que um pouco tarde, desejo um feliz 2015 para todos os queridos e amados leitores do Graça e Salvação. 2014 foi um ano de muitas realizações e bons contatos com você que nos acompanhou aqui no blog. Iniciamos o novo ano de 2015 com uma triste notícia sobre um ataque terrorista no dia 07 de janeiro em Paris, França. Tenho amigos que moram lá. Realmente vivemos tempos difíceis. Porém, temos boas notícias também.


Em 2014 tivemos acessos de leitors de países que fazem parte da janela 10/40. Entre eles Iraque, Índia e China. Muitos muçulmanos e pessoas de religiões orientais tem lido nosso blog desde 2014. E neste primeiro mês de 2015 recebemos 15 acessos procedentes da China.


Que as mensagens apresentadas no blog possam apontar a Jesus como único caminho de salvação a muitas pessoas. Que você possa encontrar o alívio do fardo do pecado e da culpa. Que aqui você descubra a esperança e a paz que vem da certeza de esperar a volta de Jesus. Acompanhe o estudo e mensagem a seguir e boa leitura!



Estudo Textual: 2 Timóteo 3:1-17


Sobrevirão Tempos Difíceis


Ao preparar os apóstolos para pregar o evangelho, Jesus nunca deixou de avisá-los das dificuldades e perigos que fariam parte deste trabalho (veja Mateus 10:16-23). Assim, Paulo também advertiu a Timóteo, a fim de prepará-lo para lidar com os tem pos difíceis que certamente chegariam (3:1).


A fonte das dificuldades (3:2-9). O cristão é cidadão do céu (veja Filipenses 3:20) mas vive no mundo, um território hostil governado pelo "deus deste século" (veja João 17:14-18; 2 Coríntios 4:3-4). Timóteo teria que lidar com homens que rejeitaram a verdade de Deus para seguirem os desejos deste mundo. Paulo faz uma lista de seus atributos, destacando seu egoísmo e seu "amor" para tudo aquilo que é contra a vontade de Deus (3:2-4).


Tais homens complicam a vida do servo fiel, pois não somente fazem o errado como também encorajam outros a rejeitarem a verdade. Até parecendo ser espirituais, eles levam sua falsidade às casas dos mais fracos e daqueles que não conseguem distinguir a verdade da mentira (3:5-7).


As maneiras e métodos destes homens não são uma novidade: até mesmo Moisés foi desafiado por homens que agiram assim (3:8-9; veja 2 Pedro 2:5-8; Judas 14-16).


Os piedosos serão perseguidos (3:10-13). Em forte contraste com estes homens infiéis, há o exemplo do apóstolo Paulo. Desde o momento em que Timóteo se converteu, testemunhou a vida do apóstolo, vendo a maneira dele ensinar e viver em verdadeira piedade. Timóteo viu a firmeza de Paulo mesmo no meio de muitas tribulações. A vida de Paulo não era fácil, mas sua plena confiança no Senhor o livrou do desespero (3:10-11; veja Atos 13:14-14:22). Paulo sabia que as aparências deste mundo freqüentemente enganam, pois o servo fiel sofrerá perseguição enquanto os ímpios parecem "prosperar" (3:12-13; veja Salmos 73; 94). Porém, a confiança do servo fiel deveria ser no Senhor e não nas aparências deste mundo.


Firmeza pela palavra (3:14-17). Mais importante ainda do que o bom exemplo de Paulo, Timóteo teve à sua disposição a coisa mais útil na luta contra a corrupção dos homens. Mesmo antes de conhecer o apóstolo, Timóteo havia aprendido a confiar nas "sagradas letras" de Deus (3:14-15). A palavra inspirada do Senhor foi feita justamente para preparar os seus servos. Instruindo e corrigindo, ela dá ao homem tudo que ele precisa para fazer "toda boa obra" de Deus (3:16-17). O servo fiel, inteirado e confiante na palavra do Senhor, terá toda a preparação necessária para lidar com qualquer dificuldade deste mundo.


Tempos difíceis certamente sobrevirão. É preciso hoje homens como Paulo e Timóteo, que confiam plenamente na palavra, e que têm a coragem de ensiná-la em verdade, temendo mais a Deus do que aos homens (veja Mateus 10:28).


Perguntas para mais estudo:


Por que haverá tempos difíceis para o cristão? (3:1-9)


Deus promete ao cristão uma vida fácil e sem tribulações aqui na terra? (3:10-13)


O que é preciso para que o homem de Deus seja "perfeitamente habilitado" para as obras do Senhor? (3:14-17)


-por Carl Ballard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.