quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

3 passos para vencer a inveja

Sermão adaptado pelo Blog Graça e Salvação

"03 passos para vencer a inveja".

Texto – Gênesis 4:1-7




INTRODUÇÃO


1. Em algumas pessoas chega a ser natural o sentimento de tristeza por ver alguém prosperando. Salomão compara esse sentimento a dores ocasionadas pelo câncer nos ossos: “... [a inveja] é a podridão dos ossos” (Provérbios, 14:30).



2. O dicionário Aurélio define inveja como: “Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem”. É essa definição que iremos usar nesse estudo.


3. O homem invejoso não experimenta a alegria pela prosperidade dos seus irmãos. Para ele o melhor seria que seus irmãos continuassem na desgraça. Há um Adágio popular que diz: “O invejoso é infeliz com a própria desgraça”


4. Os filhos de Deus precisam eliminar esse sentimento dos seus corações. Não há como gozarmos a verdadeira vida com um coração invejoso. A inveja deve ser vencida com ações que mortifique a sua ação em nossos corações.

Que passos precisamos tomar para eliminar a inveja em nossos corações?



A história de Caim e Abel nos serve de base para refletir sobre algumas ações que precisamos tomar para vencer a inveja.


1) O primeiro passo que precisamos tomar para vencer a inveja é:


I. Fazer da alegria dos nossos irmãos a nossa alegria.

1. Abel fora abençoado por Deus pela sua obediência à vontade de Deus (v. 4 “Abel , por sua vez trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta”). Sua vida experimentara a alegria de cultuar a Deus em temor.


2. Abel foi invejado por causa da graça de ter sido aceito por Deus. Caim não soube 

compartilhar da alegria de seu irmão. Ele e sua oferta não foram aceitos por Deus (v. 5 “ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou [...]”). Por isso, ele foi possuído pela inveja a ponto de se enfurecer contra o seu irmão. A inveja induz à maldade e a malícia.

2) Segundo passo. Outra ação que precisamos tomar para vencer a inveja é:

II. Dominar os impulsos invejosos dos nossos corações.

1. O pecado impulsiona à vida a transgredir a vontade de Deus. Caim fora impulsionado pelo pecado a oferecer a Deus os frutos do seu trabalho de qualquer maneira (v. 7 “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?”). Ele não controlou o desejo pela transgressão, conseqüentemente teve a sua oferta rejeitada.


2. O pecado precisa ser dominado no coração (v. 7 “... a ti cumpre dominá-lo [o pecado]”). Para isso era necessário que ele tivesse consciência da ação do pecado em sua vida. A partir daí poderia adotar medidas que não permitisse a manifestação do pecado, inclusive a da inveja.



03) O terceiro e último passo:

Não se aquiete diante do pecado. A qualquer instante a inveja pode aflorar em seu coração.

• Saiba que Deus sempre quer o melhor para você e não há porque querer a vida do seu próximo.


• Compartilhe das conquistas das pessoas que estão à sua volta. Isso dará alegrias a você e àqueles que foram abençoados.

• Pelo poder do Espírito tome as rédeas do pecado em sua vida. Nas se deixe escravizar. Tome medidas enérgicas contra a ação do pecado. Por exemplo: confesse a alguém a inveja que se passou em teu coração, agradeça em oração pela prosperidade dos seus irmãos, auxilie no crescimento dos seus irmãos, etc.



Deus te abençoe e que Ele dê da Sua graça para você ser perdoado e vencer o pecado.


Fonte: http://sermoes1.blogspot.com.br/2010/12/como-vencer-inveja.html

[Nota do Graça e Salvação: Se você precisa de ajuda ou de orações para vencer algum pecado, sinta-se livre para buscar aconselhamento espiritual.] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.