sábado, 7 de março de 2015

O sábado, a lei, a graça e a tua salvação

Por Jairo Carvalho:



A Lei de Deus, a Lei dos Dez Mandamentos inclui o Quarto Mandamento que diz: "Lembrá-te do dia de Sábado para o santificar". Êxodo 20:8

Segundo a Bíblia (Rom. 11) ainda vive, no dia de hoje, um remanescente segundo a eleição da graça. E se é pela graça, já não é pelas obras.

Que é a graça? É o amor de Deus manifestado a nós:

"Veja quão grande amor tem Jesus nos demonstrado, sendo nós ainda pecadores." Todos são salvos pela graça de Deus dada ao homem pela fé:

"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei." Romanos 3:18

Após ser salvo pela graça, é necessário permanecer em Cristo? Veja o que Jesus nos responde:

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam." João 15: 1, 6


O pecado é a transgressão da lei (dez mandamentos):


"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei." I João 3:4

A lei é composta de 10 mandamentos, que estão em Êxodo 20:1-17, e entre eles encontra-se o quarto:

"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou." Êxodo 20:8-11

A transgressão do quarto mandamento é transgressão da lei porque quem transgride um ponto da lei é culpado da transgressão de todos os pontos da lei:

"Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos." Tiago 2:10

Portanto, a transgressão do quarto mandamento é um pecado, tanto como a transgressão de qualquer outro dos mandamentos.

Uma vez salvos pela graça, como permaneceremos em Cristo, a fim de não sermos lançados fora, como Ele mesmo disse?

Vejamos o que Jesus nos diz em Sua Palavra:

"Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado" Romanos 6:1-7
"E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu." I João 3:24

'"Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu." I João 3:5,6

"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." Eclesiastes 12:13, 14

Como podemos nós guardar os dez mandamentos, uma vez que isto parece humanamente impossível?

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?" I João 5:3-5

"porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." Filipenses 2:13

Somos habilitados a guardar os dez mandamentos somente pelo poder de Deus. "Sem Mim, nada podeis fazer" João 15:5. E boas obras são aquelas que fazemos impelidos pelo poder de Deus: "Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus." João 3:21. Qualquer obra que façamos que não tenha sido motivada pela graça de Cristo, o Seu Espírito Santo, não é em si mesma uma boa obra. Uma obra que façamos que tenha sido motivada pelo nosso próprio desejo de fazer algo que os outros considerem bom para que sejamos considerados pessoas boas não é uma "boa obra" para Cristo, porque como Ele mesmo diz, "sem Mim, nada podeis fazer".

Se fomos convencidos de que a transgressão da lei é pecado, e insistimos voluntariamente em transgredir esta lei, continuamos pecando. Negamos então a graça que nos foi uma vez proposta e concedida. Cumprem-se então as palavras do apóstolo, que inspirado por Cristo disse:

"Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo." Hebreus 10:26-29

Se aceitamos a Jesus como Salvador, aceitamo-lo como Senhor de nossa vida. Jesus é o Autor e o Consumador de nossa fé:

"Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." Hebreus 12:2

Jesus é o Autor da fé quando o aceitamos como Salvador pessoal e entramos no Seu reino espiritual, passando a estar debaixo do concerto da graça. É por isso que o apóstolo diz que "Concluímos pois que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei" Romanos 3:28. Ao aceitar a Cristo como Seu salvador pessoal pela fé, o homem é justificado diante de Deus para sua salvação.

Jesus é o Consumador da fé quando aceitamos que Ele opere em nós "o querer e o efetuar" Fil. 2:13, fazendo cumpramos o que Ele nos manda. É por isso que outro apóstolo diz:

"Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus." Tiago 2:21-23

Quando Cristo operou o "efetuar" em Abraão, fazendo com ele O obedecesse, Cristo tornou-se o Consumador da fé do patriarca. Por esta demonstração de obediência motivada pelo poder de Cristo o qual Abraão aceitou pela fé, foi esta (a fé) consumada. Então, Abraão, que já havia sido justificado pela fé quando creu em Cristo Jesus para salvação, foi agora justificado diante dos homens quando por meio de sua confiança no poder de Cristo Jesus aceitou-o como Seu Senhor e o obedeceu. Cristo o havia ordenado a oferecer seu filho Isaque no altar.

As obras de obediência não justificaram Abraão para sua salvação; todavia, justificaram a Deus por ter justificado anteriormente a Abraão pela fé. Quando a obra de obediência apareceu ao Abraão colocar seu filho sobre o altar, comprovou-se que Deus estava correto em afirmar que Abraão possuía fé nEle quando o justificou pela fé quando apenas o patriarca havia crido em seu coração.

No momento em que Deus havia justificado a Abraão, "estando ele ainda incircunciso" e não havendo ainda mostrado ao universo nenhuma obra que provasse que ele realmente cria em Cristo Jesus para a sua salvação, poderia haver pairado uma dúvida na mente das criaturas de Deus sobre se Abraão realmente cria nEle como Ele o afirmava. Todavia, quando Abraão manifestou a obra de obediência, sua fé pode ser comprovada:

"Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé." Tiago 2:24 Diante de quem o homem é justificado pelas obras? Diante de Deus? Obviamente não, pois como o apóstolo Paulo mesmo conclui, o homem é justificado diante de Deus pela fé, independentemente de obras. O homem é justificado por obras diante das criaturas de Deus, para que estas vejam que Deus foi justo quando justificou o homem pela fé que ele tinha em seu coração, independentemente de obras. Pois "com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação". Romanos 10:10; "porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração." I Samuel 16:7.

Meu sincero desejo em Cristo Jesus é que estas considerações auxiliem no esclarecimento do entendimento da justificação pela fé.

Que Deus te abençoe, Jairo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.