Homossexuais podem ser membros batizados da Igreja? Entre as muitas igrejas cristãs, escolhemos a posição oficial da Igreja Adventista sobre a homossexualidade para fazermos esta breve reflexão. Isto porque a vimos como bem objetiva e de fato coerente com o que diz a Bíblia e a história do cristianismo dos tempos apostólicos e da igreja cristã primitiva.
O tema da homossexualidade está em voga nos dias atuais. Muitos perguntam qual deve ser a posição da igreja em relação aos homossexuais frequentadores das reuniões da igreja. Deve amá-los? Deve expulsá-los da comunidade? Pela Bíblia entendemos que a igreja deve acolher a todos. Independente de qual seja a orientação sexual. Amar a todos foi o que Jesus nos ensinou no Evangelho. E ao tempo em que a igreja deve amar a todos, de acordo com o interessante texto abaixo, podemos concluir que uma ligação oficial à igreja através do batismo deve ser efetivada apenas após o abandono das práticas contrárias ao Evangelho.
"A Igreja Adventista reconhece que cada ser humano é precioso à vista de Deus. Por isso, buscamos ministrar a todos os homens e mulheres no espírito de Jesus. Cremos também que, pela graça de Deus e com o apoio da comunidade da fé, uma pessoa pode viver em harmonia com os princípios da Palavra de Deus.
Os adventistas crêem que a intimidade sexual é apropriada unicamente no relacionamento conjugal entre homem e mulher. Esse foi o desígnio estabelecido por Deus na criação. As Escrituras declaram: “Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gên. 2:24). Esse padrão heterossexual é confirmado em todas as Escrituras.
A Bíblia não faz ajustes para incluir atividades ou relacionamentos homossexuais. Os atos sexuais praticados fora do círculo do casamento heterossexual estão proibidos (Lev. 20:7-21; Rom. 1:24- 27; 1 Cor. 6:9-11).
Jesus Cristo reafirmou o propósito da criação divina quando disse: “Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se uma só carne? Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mat. 19:4-6). Por esse motivo, os adventistas opõem-se às práticas e relacionamentos homossexuais.
Os adventistas empenham-se por seguir a instrução e o exemplo de Jesus. Ele afirmou a dignidade de todos os seres humanos e estendeu a mão compassivamente a todas as pessoas e famílias que sofriam a conseqüência do pecado. Desenvolveu um ministério solícito e proferiu palavras de conforto às pessoas que enfrentavam dificuldades. Mas fez distinção entre Seu amor pelos pecadores e Seus claros ensinos sobre as práticas pecaminosas.
Esta declaração foi votada em 3 de outubro de 1999, durante o Concílio Anual da Comissão Executiva da Associação Geral realizado em Silver Spring, Maryland".
Segundo entendemos pela leitura do texto acima, qualquer homossexual é bem vindo à comunidade da igreja. Ainda que não podendo ser membro batizado ou assumir cargos até que abandone a prática ou relacionamentos homossexuais. Se a pessoa desejar estar ligada a igreja como membro deverá abandonar as práticas homossexuais, pois essas práticas se constituem pecado. É o que pode ser concluído a partir da Bíblia. Após o abandono das práticas ela pode ser batizada como qualquer outra pessoa convertida que abandou seus pecados passados.
Aqui no blog já registramos vários casos de conversão de ex-homossexuais, onde através da graça eles se tornaram novas criaturas em Cristo. Veja esses links abaixo:
1) http://www.gracaesalvacao.blogspot.com.br/2014/05/testemunho-impactante-eduardorocha.html
2) http://www.gracaesalvacao.blogspot.com.br/2014/02/ex-gay-maravilhosa-graca-de-deus-o.html
3) http://www.gracaesalvacao.blogspot.com.br/2014/07/ex-lesbica-conta-como-passou-ser.html
4) http://www.gracaesalvacao.blogspot.com.br/2014/02/homossexuais-podem-ser-curados-pela.html
5) http://www.gracaesalvacao.blogspot.com.br/2014/02/ex-lesbica-famosa-se-converte-jesus.html
Entendemos que Deus ama e perdoa a todas as pessoas sejam quais forem seus pecados. Cremos pela Bíblia, que a graça de Jesus é poderosa para transformar o pecador. Cremos também que a igreja não pode ser conivente e concordar com o pecado devido a pressão da sociedade ou em nome de uma falsa graça e misericórdia separada do verdadeiro amor de Deus que repreende a abomina o pecado. Por isso, se um pastor, esconde o pecado dentro da membresia de sua igreja, seja de quem for, e ainda protege e concede posições de responsabilidade mesmo sabendo o que diz a Palavra de Deus, este líder também está em pecado e será julgado e cobrado pelo erro de omissão diante da justiça divina.
Oramos para que todo o pecador que entende o Evangelho da graça dobre seus joelhos diante da santidade e se arrependa e aceite a salvação de Deus enquanto a porta da graça ainda está aberta. Lembre-se sempre que Jesus te ama muito. Enquanto há vida há esperança de salvação.
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).
Querido(a) leitor(a) se você precisa de ajuda e deseja aconselhamento sobre temas espirituais como este do post de hoje ou gostaria de pedir orações, sinta-se livre para falar com o editor deste blog. Em Cristo há a saída de qualquer dilema humano.
Facebook: facebook.com/profmarcospeter
E-mail: marcospeter1@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.