domingo, 15 de março de 2015

É errado expor o pecado do teu irmão?


Alguns dizem que não devemos expor o pecado alheio como fez Cam com o seu pai Noé (Gn. 9.20-25). Outros dizem que o amor encobre as transgressões alheias como está escrito em (Pv. 10.12). E existem aqueles que dizem "não julgue" para não ser julgado conforme (Mt. 7.1,2), dando a entender com essas palavras que não podemos falar nada quando alguém peca.


Basicamente por causa destes três textos alguns entendem que é pecado expor o pecado alheio e, por isso, ocultam os pecados alheios de irmãos na fé, de líderes e de colega de ministério.


Entretanto, o texto (Gn. 9.20-25) nos diz que Cam errou primeiro, por ter visto a nudez do seu pai. Segundo, por não ter coberto a nudez do pai. E terceiro, por revelar a situação vergonhosa do pai aos seus irmãos.
Cam errou porque desrespeitou o seu pai ao vê-lo nu, ao deixá-lo nu e ao contar a seus irmãos a nudez do seu pai.

O texto de (Pv. 10.12) ensina que o amor perdoa todas as ofensas, e não que o amor me leva a ocultar os pecados alheios.

E, por fim, o texto de (Mt. 7.1-5) nos ordena a não criticar os outros, que no contexto significa: fazer reparos sobre falha, defeito, omissão, etc. em; condenar, reprovar (Dicionário Aurélio).

Os três textos não ensina que devemos colocar de baixo do tapete os pecados alheios, ou que devemos fechar os nossos olhos para os pecados alheios como se eles não tivessem existidos, ou como se isso não fosse importante, ou que não devemos fazer nada quanto ao pecado alheio.

Agora vamos ver o que a Bíblia diz claramente sobre como devemos lidar com o pecado alheio.

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão". Mateus 18:15

O texto bíblico acima diz que eu devo mostrar, ou seja, expor para aquele que pecou contra mim o seu pecado.

"Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas". Mateus 18:16
Agora o texto diz que caso o irmão que pecou contra mim não me ouça, eu devo levar duas ou três testemunhas para estar ciente do erro alheio e tentar restaurá-lo.
Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. Mateus 18:17

Se o irmão que pecou contra mim não quiser ouvir as duas ou três testemunhas que eu levei, a situação dele deve ser exposta para a igreja; e se ele não ouvir a igreja deve ser excluído da mesma.

Por tanto, eu concluo com base neste texto que eu devo expor o pecado alheio para aquele que pecou contra mim. Caso ele não me ouça, devo expor o seu pecado a duas ou três testemunhas. Caso ele também não ouça as testemunhas, eu devo expor o pecado dele a igreja.

O que dizer então do que Paulo fez ao escrever uma carta para a Igreja de Corinto e expor um pecado cometido por um membro da igreja que em toda parte se ouvia falar?
Primeiro, Paulo expõe um pecado que já era público.

"Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai". 1 Coríntios 5:1
Segundo, Paulo repreende a igreja e ordena a mesma a expulsar o membro causou aquele escândalo.

"E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?" 1 Coríntios 5:2
Terceiro, Paulo condena aquele que estava cometendo o pecado e causando escândalo.
"Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente". 1 Coríntios 5:3

Quarto, Paulo ordenou a igreja a entregar o homem a Satanás.

"entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor". 1 Coríntios 5:5
Quinto, Paulo pergunta a igreja se ela não deveria julgar os seus membros quando estes pecam.
"Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?" 1 Coríntios 5:12

Por fim, Paulo mais uma vez manda a igreja expulsar aquele homem do meio da igreja.

Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês". 1 Coríntios 5:13
Eu entendo com este texto que um pecado que vem a público deve ser tratado e punido publicamente, como foi o caso desse jovem.
Talvez alguns irmãos e líderes diriam que Paulo não perdoou este homem, que expos o seu pecado e que o julgou. Não vamos nos esquecer que o que ele escreveu e determinou a igreja foi inspirado por Deus.
Tanto o texto de Mateus como de 1 Coríntios fala sobre como lidar com pecados dos membros.

Agora vamos ver como deve ser tratado os pecados da liderança eclesiástica.
Primeiro, Paulo ordena a Timóteo a repreender em público os pastores que pecarem.
"Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam". 1 Timóteo 5:20

Sobre este texto o Comentário Bíblico Beacon diz o seguinte:
"O apóstolo vai mais a fundo no versículo 20: Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. Se e quando a falta for comprovada pela boca de duas ou três testemunhas independentes, o culpado tem de sofrer as consequências do seu pecado, por mais dolorosas e humilhantes que sejam. O pecado não pode ser abafado, mas deve ser exposto e reprovado "em público". Na ótica de Paulo, tal procedimento ressaltaria o fato de que ninguém, nem mesmo o ministro da igreja, pode pecar impunemente.

Segundo, Paulo exorta a Timóteo a seguir estas instruções sem parcialidade e favoritismo.
"Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo". 1 Timóteo 5:21

Moffatt traduz assim o trecho final do versículo: "Não sejas preconceituoso na execução destas ordens; sê absolutamente imparcial".
E. F. Scott comenta: "A exortação é dupla: 'Não pré-julgar um caso, aceitando acusações duvidosas, porque você não gosta do indivíduo; e não ser brando em qualquer base pessoal, quando o caso for comprovado'".

Concluo com estes dois textos bíblicos que o pecado do líder deve ser exposto publicamente para que os demais líderes temam e o líder pecante seja punido. Além disso, os líderes pecantes devem ser tratados sem parcialidade e sem favoritismo.

Eu creio que estes textos bíblicos revelam a todos nós como devemos lidar com o pecado alheio no seio da igreja.

Resumindo

1. Pecado alheio deve ser exposto para aquele que pecou.
2. Pecado alheio deve ser exposto para testemunhas e para a igreja caso o pecante não queira ouvir ninguém.
3. Pecado alheio deve ser exposto publicamente quando é de conhecimento público.
4. Pecado alheio deve ser julgado e condenado pela igreja caso o irmão continue no pecado.
5. Pecado alheio deve exposto publicamente diante de outros líderes, quando envolve líderes.

É o que está escrito!

SOMENTE A ESCRITURA!

Por Renato Corumbá.
Fonte: http://quedizaescritura.blogspot.com.br/2012/10/e-pecado-expor-o-pecado-alheio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.