sexta-feira, 25 de julho de 2014

Nossa Mais Urgente Necessidade



Pr. Roberto Biagini

Você já sentiu que faltava alguma coisa em sua vida espiritual? Sentiu-se como se fosse inútil sua religião? Porventura, um sentimento de fracasso completo já se apossou da sua mente? Sentiu-se como se você estivesse fora da salvação? Então, você foi à igreja e voltou mais vazio do que quando tinha entrado lá?

Qual é a causa do declínio espiritual reinante nas igrejas cristãs? Por que vemos hoje tantas trevas espirituais? Por que há em nossos dias tanta sequidão e tanta falta de desejo e sede de salvação?

Por que há uma grande mornidão espiritual nas igrejas que professam estar se preparando para a volta de Cristo? Por que tão poucos estão assistindo aos cultos? Por que tão poucos estão lendo a sua Bíblia? Por que tão poucos se interessam pela salvação dos outros?

Você gostaria de saber por quê? A escritora Ellen White dá-nos a seguinte resposta: ‘A promessa do Espírito é um assunto sobre o qual pouco se pensa; e o resultado é somente aquilo que se poderia esperar: sequidão espiritual, trevas espirituais, declínio e morte espiritual. Matérias de menor importância ocupam a atenção, e o poder divino que é necessário para o crescimento e prosperidade da igreja, e que traria outras bênçãos consigo, está faltando, embora oferecido em sua infinita plenitude.’ [8T, 21]

A promessa do Espírito Santo – note bem essas palavras:

- Pouco se pensa, pouco se fala, pouco se ora, pouco se busca!
- Resultado: Sequidão, trevas, declínio, morte espiritual.
Os cristãos vivem preocupados com muitas coisas:
- Cheios de problemas
- Interesses seculares
- Negócios de todo tipo
- Programas particulares
- Assuntos de menor importância
- Mas pouco se pensa, pouco se fala, poucos se preocupam com a Promessa do Espírito, pouco se anseia pelo Dom do Espírito Santo. Esse assunto só é mencionado ocasionalmente.

I. A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO

1. Ele é de grande importância para todos.

- Ele é necessário: sua falta é sentida em todos os lugares.
- Ele é indispensável: não se pode dispensá-lO sem infinita perda.
- Ele é imprescindível: não se pode renunciá-lO, em qualquer tempo.
- Ele é essencial: é a própria essência de nossa vida espiritual; sem Ele, tudo estará morto.

2. Por que o Espírito é tão importante?

Por causa do Seu grande poder em Sua obra. Mas o que faz o Espírito Santo? O que podemos reclamar que Ele faça em nós?

(1) O Espírito Santo é importante porque Ilumina.

João 16:13: “Quando vier … o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”

É essencial que tenhamos iluminação a fim de conhecermos a Verdade. ‘Sem a iluminação do Espírito, os homens não estarão aptos para distinguir a verdade do erro, e serão presa das tentações sutis de Satanás.’ (Parábolas de Jesus, p. 408).

O Espírito Santo ajuda a entender as Escrituras que Ele mesmo inspirou. Há uma diferença entre Inspiração e Iluminação. Inspiração é o método divino através do qual os profetas receberam a Revelação, que é o conteúdo dos Escritos Sagrados. Iluminação nos é dada agora para compreendermos as Escrituras que foram inspiradas pelo mesmo Espírito.

Portanto, sempre que abrimos a Bíblia, devemos orar, pedindo a iluminação do Espírito, porque só assim poderemos compreendê-la.

O salmista Davi orava: ‘Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua Lei’. (Salmo 119:18). Sob a iluminação do Espírito Santo, as vendas de nossos olhos são retiradas, e somos habilitados a ver, entender e contemplar as maravilhas da Palavra de Deus.

O Espírito ilumina revelando o Pai e o Filho ao homem. (Fundamentos da Educação, p. 391). Ele nos abre o entendimento para contemplarmos os grandes e maravilhosos atributos da Divindade. Ele nos faz entender muitos mistérios e desdobra diante de nós muitas verdades sobre o Pai e Seu Filho Jesus Cristo. E disse Cristo que a vida eterna consiste nesse conhecimento pessoal da Divindade, e nos estimulou a termos comunhão real com o nosso Deus.

Portanto, se você deseja obter a vida eterna, esteja certo de que possui essa iluminação do Espírito Santo, desdobrando para você o caminho da salvação, iluminando as Escrituras Sagradas. Você tem essa luz em seu caminho brilhando as suas veredas? Você sente que o Espírito está abrindo o seu entendimento para a compreensão da Bíblia, diariamente? É evidente que para que isso aconteça, você deve ler e estudar a Bíblia todos os dias.

(2). O Espírito Santo é importante porque Regenera:

Tito 3:5: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,”

Nossa primeira tarefa é aceitarmos a obra do Espírito que opera na Regeneração, embora seja um mistério profundo demais “para a mente humana poder explicar ou compreender plenamente.” (2 Testemunhos Seletos, p. 304). Por isso, têm surgido muitas teorias que tentam explicar esse assunto, mas ainda estão longe da verdade.

O que significa Regeneração? Isso não significa simplesmente:

- Ajoelhar quando os outros ajoelham.
- Cantar quando os outros cantam.
- Ir à igreja quando os outros vão à igreja.
- Também não é o recebimento de uma nova natureza.

Regeneração é a lavagem dos pecados experimentalmente: não basta o perdão dos pecados que recebemos através da Justificação. Necessitamos de uma nova vida experimentalmente que ocorre em nossa natureza interna por operação do Espírito. “A obra de regeneração deve ser realizada no coração e consciência, pelo poder do Espírito Santo.” (Grande Conflito, p. 233).

Não recebemos uma nova natureza; antes, somos transformados em nossa natureza pecaminosa que está sempre querendo nos levar ao pecado. Disse o apóstolo Paulo: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:1).

A ‘lavagem da Regeneração’ significa o passo inicial da transformação operada dentro de nós, após a obra que já foi feita externamente por nós, na Cruz. É uma nova vida implantada na natureza que será transformada, dia a dia. É uma renovação da mente operada pelo Espírito Santo na pessoa que tem sede de justiça e salvação, continuamente. Como está a sua vida no sentido dessa renovação? Você está sendo renovado a cada dia? Você deixa que o Espírito Santo opere em sua mente?

(3). O Espírito Santo é importante porque Santifica.

2 Tes 2:13: “Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.”

A Santificação não é uma obra humana; é operada pelo Espírito Santo. Santificação não é êxtase de sentimentos, não é sensação de vida sem pecado, não é fanatismo, nem extremismo, nem farisaísmo.
Santificação é a obra de obediência operada pelo Espírito, e é o resultado da Regeneração que implanta os novos impulsos, lavando as tendências más, e se estende por toda a vida. Enquanto que a Justificação é instantânea, a Santificação é obra de toda a vida. Enquanto que Justificação é ponto inicial de nossa carreira cristã, a Santificação é a própria carreira, por toda a vida. Enquanto que a Justificação é a nossa colocação nos trilhos, a Santificação é o andar por cima dos trilhos do caminho da verdade.

Mas o homem precisa cooperar com o Espírito Santo. De que jeito? Necessitamos “submeter-nos à santificação do Espírito Santo a cada dia” (6Testemunhos para a Igreja, p. 167). Temos que submeter-nos à Sua vontade, andando na luz conhecida. Temos que ouvir a Sua doce e gentil voz a nos falar à consciência. ‘Santificar’ significa ‘tornar santo.’ O Espírito nos torna ‘santos’, separados do mal e do pecado, quando nós cooperamos com Ele, entregando-nos inteiramente para a realização da Sua vontade. Você coopera com Ele? Somente em cooperação pode o Espírito Santo santificá-lo.

(4). O Espírito Santo é importante porque Frutifica.

Gálatas 5:22-23: “O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.”

Aqui estão os frutos excelentes do Espírito Santo, ou mais precisamente, o fruto do Espírito, que é o amor, que por sua vez se manifesta nas demais virtudes. Já estamos fartos de vidas sem amor. O mundo necessita de amor; a igreja necessita de amor; cada cristão necessita de amor. Mas só pelo Espírito Santo podemos ter a nossa vida cheia de amor verdadeiro, que é o Seu fruto excelente, que se manifesta nas mais gloriosas virtudes. De fato, o amor se manifesta na alegria, na paz, na paciência, na delicadeza, na bondade, na fidelidade, na humildade e no domínio próprio.

Quando o homem é convertido, o Espírito lhe dá o Seu fruto, como uma evidência de sua aprovação, como uma certeza de sua salvação, como um recurso a mais para que ele possa viver a vida cristã e ser feliz, porque a felicidade só existe quando há verdadeiro amor. E quanto a você? Tem o fruto do Espírito Santo? Tem amor verdadeiro pelos seus queridos? Como está a sua prática do amor? É seguro encontrar os atributos desse amor, em você? Então, você terá alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio.

Estes são os frutos do Espírito Santo; estes são os resultados de uma obra divina no coração humano. Se nos falta algo dessa espécie nobre de vida de amor, temos que buscar mais do Espírito Santo em nossa vida. Esta é a suprema necessidade da Igreja e de nós, cristãos.

(5). O Espírito Santo é importante porque Capacita.

Atos 1:8: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

O Espírito foi dado aos discípulos abundantemente, a fim de que pudessem ser capacitados a pregar o Evangelho a todo o mundo. Mas eles não poderiam levar a efeito esta gigantesca obra sem uma dotação especial do Espírito porque muitos deles eram iletrados, sem a cultura necessária. Entretanto, o Espírito veio justamente para ajudá-los nessa tarefa.

E assim como o Espírito capacitou aos discípulos naquele tempo, Ele nos capacita também a nós quando nós estamos dispostos e cooperamos com Ele. Não devemos pensar em nossas debilidades e fraquezas, mas nas grandes possibilidades que tem o Espírito para nos capacitar para o trabalho missionário, e assim podermos ganhar muitas almas para o Seu reino celestial.

Com efeito, não fomos chamados apenas para receber os benefícios espirituais e nos encerrarmos egoisticamente, como os judeus no passado, e depois disso foram rejeitados por Deus. Nós fomos chamados e capacitados a fim de, como igreja e indivíduos, levarmos a luz que temos para aqueles que estão nas trevas do pecado.

Com efeito, o Espírito ilumina, regenera, santifica, frutifica e capacita. O Seu poder é este em nossa vida. Precisamos desse poder urgentemente. Esta é a nossa mais urgente necessidade. Nossa vida espiritual carece desse poder. Não podemos viver sem esse poder dinamizando a nossa vida, enriquecendo-a e capacitando-a para que seja uma luz abundante que ilumina a outras almas carentes da verdade.

II. QUANDO SERÁ TUDO ISSO REAL?

Para quando devemos esperar o Dom do Espírito?

1. Devemos esperar esse Dom Para os últimos dias.

Atos 2:17: ‘E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos.’ Esta profecia teve um duplo cumprimento: cumpriu-se no tempo dos apóstolos e se cumpre em nosso tempo.

2. Devemos esperar o Dom do Espírito para hoje:

‘Para nós hoje, tão verdadeiramente como para os primeiros discípulos, a promessa do Espírito Santo nos pertence. Deus hoje dotará a homens e mulheres com o poder do alto, como Ele dotou aqueles que no dia do Pentecostes ouviram a palavra da Salvação.’ (8Testemunhos para a Igreja, p. 20).

III. COMO OBTER O DOM DO ESPÍRITO SANTO?

1. Podemos obter o Dom do Espírito pelo BATISMO, inicialmente. Atos 2:38:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Quando somos batizados, recebemos o Espírito Santo. “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo” (1Co 12:13).

2. Podemos obter o Dom do Espírito pela ORAÇÃO, simplesmente.

Lucas 11:13: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Se pedirmos a Deus que nos dê o Espírito Santo, haveremos de receber essa preciosa Dádiva, como um amoroso pai terrestre dá com alegria coisas boas para os seus filhos.

3. Podemos obter o Dom do Espírito pelo pela FÉ, confiantemente.

Gálatas 3:14: “Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” O Espírito Santo nos foi prometido por Deus nas Escrituras, em muitos lugares, no Antigo Testamento, a partir de “bênção de Abraão”, e essa promessa nos foi confirmada por Cristo; se cremos e temos fé na Sua promessa confiantemente, haveremos de recebê-lO.

Disse Ellen White: “Neste próprio momento, Seu Espírito e Sua graça são para todos que deles necessitam e O pegam em Sua Palavra.’ (8Testemunhos para a Igreja, p. 20). De fato, fé é pegar a Deus em Sua Palavra. Se Ele prometeu, então Ele cumprirá o que prometeu.

APELO

Joana era uma senhora analfabeta, e resolveu fazer trabalho missionário. Mas, como faria isso, se não sabia ler? Ela teve uma ideia luminosa. Foi visitar as suas amigas na rua onde morava, e pediu para a sua vizinha mais próxima: “Dona Maria, eu recebi este folheto na minha igreja, mas eu não sei ler; e eu gostaria de saber qual é o seu conteúdo. A senhora poderia ler isso para mim?” E a dona Maria lhe respondeu: “É claro dona Joana. Pode se assentar!” e leu todo o folheto para ela. Então, ela agradeceu e foi para a casa ao lado.

Chegando lá, Joana disse para a outra vizinha: “Dona Júlia, eu recebi esse folheto em minha igreja; mas eu não sei ler; a senhora poderia ler essa mensagem para mim?” Júlia respondeu prontamente: “Posso, sim, dona Joana. Queira se assentar, que eu leio o folheto para a senhora.”

E assim, Joana, fez até chegar em 10 casas, de sua vizinhança. Ela simplesmente pedia que as pessoas lessem o folheto para ela. E no final do ano, ela tinha 10 pessoas prontas para serem batizadas. O Espírito Santo iluminou e capacitou a essa cristã, uma senhora analfabeta, a fim de ganhar almas para o reino de Deus.

Você gostaria hoje de receber o Dom do Espírito? Você apreciaria ser cheio do Seu poder?

Então, ore fervorosamente a Deus, suplique ao Senhor insistentemente: ‘Ó Deus dá-me o poder do Espírito! Enche-me da Tua Palavra e do Teu poder! Ilumina-me, para que eu possa compreender melhor a Bíblia. Regenera-me, santifica-me, frutifica-me, para que os outros possam ver a Jesus em mim!’


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Comente. Agradecemos.